início do conteúdo

Curso de Especializacao em Ensino de Química

Curso de Especializacao em Ensino de Química

» Identificação do Curso

ÁREA DE CONHECIMENTO: Química
TÍTULO: Especialista em Ensino de Química
MODALIDADE: a Distância
DENOMINCAÇÃO DO CURSO: Curso de Especialização na Modalidade a Distância
UNIDADE OFERTANTE: UAB – Sede IFMT - Campus Cuiabá Bela Vista
PÚBLICO ALVO E REQUISITOS: O curso destina-se preferencialmente aos portadores de diploma de curso de nível superior em química, em exercício da rede pública ou privada de ensino do Estado do Mato Grosso ou em busca de qualificação para exercê-lo. No entanto poderão participar candidatos com curso superior completo em áreas afins. Pretende-se melhorar a qualificação destes profissionais, desenvolvendo competências para um ensino interdisciplinar, inovador e contextualizado com a região.
Busca-se não apenas melhorar a formação teórica dos professores, mas também proporcionar o domínio nas novas tecnologias bem como aperfeiçoar a práxis do professor pesquisador. O contato diário e contínuo com a teoria da informação o professor-aluno agregará não só a tecnologia, mas à uma nova postura frente as metodologias de ensino. Com a mudança de postura pedagógica, o professor-aluno deixa de ser um mero recebedor de informações para se tornar um sujeito ativo no seu processo de construção do conhecimento, o que se refletirá na sua prática de sala de aula.
REGIME ACADÊMICO: Semestral
CARGA HORÁRIA: 300h
TEMPO DE INTEGRALIZAÇÃO: Mínimo: 12 meses. Máximo: 24 mesesw

ORGANIZAÇÃO:
I. Carga Horária do Núcleo Básico: 150h
II. Carga Horária do Núcleo Específico: 270h
III. Carga Horária para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC): 60h
CARGA HORÁRIA TOTAL: 480h

VAGAS: 30 vagas por polo
INGRESSO: Processo seletivo mediante edital próprio do IFMT.

 

» Objetivos do Curso

Geral: Qualificar professores para o desenvolvimento de estratégias didáticas inovadoras, contextualizadas e interdisciplinares no ensino de química.

Específicos:

I. Proporcionar a atualização e aprofundamento de conceitos disciplinares de química;
II. Desenvolver e aplicar práticas de química adequadas à realidade escolar;
III. Oportunizar a formação de professores para o uso adequado da tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) no ensino de química;
IV. Promover a reflexão dos professores sobre a prática no ensino de química;
V. Identificar, analisar e compreender as implicações da didática no ensino de química;
VI. Conhecer e compreender os fundamentos da aprendizagem na perspectiva formativa no ensino de química.

 » Perfil do Egresso

Ao final do curso a intenção é que os professores tenham adquirido características de pesquisadores de suas práticas, sendo capazes de construir conhecimentos didáticos através do processo de reflexão e assim promover mudanças para a melhoria do processo ensino-aprendizagem. Em adição, o egresso será capaz de desenvolver a prática pedagógica do ensino das diversas disciplinas na área de Química de forma mais eficiente e inovadora, empregando novas tecnologias, a experimentação e relacionando os conteúdos curriculares com o cotidiano e as particularidades da região onde está inserido.

» Campus ao qual o curso está vinculado: Cuiabá/Bela Vista

http://blv.ifmt.edu.br

 » Acesso à Plataforma Moodle (Sala de Aula):

http://pos.uab.ifmt.edu.br/

 » Documentos:

Estrutura Curricular
Manual do Aluno UAB/IFMT
Manual da Plataforma Moodle - Perfil de Aluno
Biblioteca Virtual
Banco Internacional de Objetos Educacionais
Projeto Pedagógico de Curso (PPC)

 

Marcadores: uab-ifmt

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Avenida Sen. Filinto Müller, 953 - Bairro: Duque de Caxias - CEP: 78043-400

Telefone: (65) 3616-4100

Cuiabá/MT