início do conteúdo

APRESENTAÇÃO CREaD

O Instituto Federal de Mato Grosso criou o Centro de Referência em Educação a Distância por meio da portaria nº 2837/2019 RTR-SRDA/RTR-CG/RTR-GAB/RTR/ IFMT, em 13/11/2019, pelo Reitor do IFMT, professor Willian Silva de Paula.

O Centro de Referência em Educação a Distância (CREaD) tem entre suas atribuições: a consolidação das políticas institucionais da Educação a Distância no IFMT, vigente no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI); a oferta de cursos na modalidade a distância, em diferentes níveis e eixos tecnológicos, em programas de formação institucionais ou especiais, e a promoção da pesquisa em tecnologias educacionais para subsidiar as ações educativas do IFMT.

O CREaD tem a seguinte composição:

Docentes: responsáveis pelo desenvolvimento e execução dos projetos pedagógicos dos cursos e demais ações educativas na modalidade a distância;
Equipe multidisciplinar: responsável pelo desenvolvimento dos recursos tecnológicos educacionais para atender os cursos e ações educativas na modalidade a distância;
Apoio administrativo: responsável pela gestão dos processos administrativos que suportam as ações pedagógicas dos cursos e ações educativas na modalidade a distância.

A demanda que o CREaD vai atender é relativa aos cursos e aos programas EaD. É uma unidade que vai consolidar toda política EaD já prevista no plano de desenvolvimento institucional.

O IFMT passa a ser a 16ª instituição da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica que institucionaliza o seu Centro de Referência em Educação a Distância, o CREaD.

O Reitor do IFMT à epoca da criação do CREaD, professor Willian Silva de Paula, destacou que o IFMT inicia novos passos na EaD, “como a questão de reconhecer o institucionalizar a EaD na nossa Instituição. São passos muito importantes para nossa instituição avançar para dialogar cada vez mais com o crescimento estadual e da nossa nação. Hoje se discute muito no nacional e nas questões internacionais a importância da educação a distância para que realmente uma determinada população seja atendida através dos centro de excelência. Hoje com o olhar que a nossa Instituição tem e o desejo que essa comunidade tem em contribuir para o desenvolvimento do Estado, a EaD é a ferramenta que vai fazer com que essa Instituição chegue e contribua com os 141 municípios”.

Wilian de Paula salientou que o Centro de Referência terá esse papel de alavancar, do desenvolver este Estado através da EaD, mas principalmente de trazer também a formação inicial e continuada para os nossos docentes, técnicos administrativos, e cada vez mais trazermos o uso da tecnologia porque esse centro também desenvolverá tecnologia para serem usadas no dia-a-dia em sala de aula.

“Isso motivará, trará a diferença do fazer educação no Estado, as pessoas que estarão lotadas aqui nesse Centro procurarão desenvolver metodologia, assessoramento para os nossos campi, para as outras unidades, não só da nossa Instituição, mas instituições parceiras, para cada vez mais a EaD ter seu protagonismo, sua força, assim como a Universidade Aberta do Brasil já tem dentro do nosso Estado e do nosso país, e que fará parte desse centro, como o Profuncionário. É fazer com que agora o Instituto realmente avance com esse olhar para a formação em EaD”.

Marcadores: cread

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Rua João Bento, 735 - Bairro: Quilombo - CEP: 78043-425

E-mail: cread@ifmt.edu.br

Telefone: (65) 3616-4174 / 4172 / 4188

Cuiabá/MT