Curso de Licenciatura em Pedagogia

» Identificação do Curso

• TÍTULO: Licenciatura em Pedagogia.
  • ÁREA DE CONHECIMENTO: Ciências Humanas.
  • NATUREZA DO CURSO: Licenciatura em Pedagogia na Modalidade a Distância.
  • PROPONENTE (UNIDADE OFERTANTE): Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) - Campus Cuiabá Cel. Octayde Jprge da Silva.
  • SITE: https://cba.ifmt.edu.br
  • PÚBLICO ALVO: Portadores de Diploma ou Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou Equivalente, selecionados por processo seletivo realizado pelo IFMT.
  • REGIME ACADÊMICO: Semestral.
  • CARGA HORÁRIA: 3215 (três mil duzentas e quinze) horas.
  • DURAÇÃO DO CURSO: Integralização ideal de 8 (oito) semestres e, 12 (semestres) máximo para conclusão.
  • VAGAS: 36 vagas por polo presencial.
  • INGRESSO: O ingresso é anual. Os processos de matrícula, rematrícula e transferência atende-se à organização didática vigente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT).

» Objetivo Geral

Formar o pedagogo para exercer a docência, a gestão e o apoio escolar na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na Educação de Jovens e Adultos, no Ensino Superior, bem como em outras áreas nas quais sejam necessários conhecimentos relacionados ao desempenho da prática pedagógica, em prol do exercício crítico e competente da profissão, pautado nos valores e princípios políticos, sociais e éticos, estimulando-o à pesquisa e ao aperfeiçoamento de modo a contribuir para a melhoria da educação no país.

» Perfil do Egresso

A descrição do perfil do egresso e do campo de atuação do Curso de Licenciatura em Pedagogia em Educação Profissional e Tecnológica, atende a Resolução CNE/CP nº 1, de 15 de maio de 2006. Tais características possibilitam a atuação do Pedagogo nos variados ambientes educacionais que compõem a rede de Educação Básica, bem como os espaços não escolares. A formação do licenciado em Pedagogia deverá ocorrer a partir de experiências de interação teoria-prática, em que toda a sistematização teórica deve ser articulada com as situações de intervenção acadêmico-profissional, atividades integradas de ensino, pesquisa e extensão, e que estas sejam balizadas por posicionamentos reflexivos que tenham consistência e coerência conceitual.

» Documentos