início do conteúdo

IFMT lança plataforma MOOC com cursos livres, online, gratuitos e com certificado

Publicado por: Reitoria / 26 de Junho de 2023 às 14:48

Os MOOCs permitem que qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo, tenha acesso a cursos de alta qualidade, sem limitações geográficas, de tempo ou de recursos financeiros.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) lança, nesta segunda-feira (26), a plataforma de Cursos Abertos Massivos Online (MOOC), uma iniciativa que visa oferecer oportunidades de aprendizado aprimorado para servidores e alunos. A plataforma, acessível através do link  https://mooc.ifmt.edu.br/ , disponibiliza uma variedade de cursos de alta qualidade que abrangem diversas áreas do conhecimento.

Os cursos oferecidos inicialmente são os seguintes:

Processamento Digital de Imagens com Software Livre

Este curso tem como objetivo explorar os fundamentos do processamento digital de imagens, incluindo definição de imagem digital, correção de ruídos, realce de imagens, segmentação e filtragem. Os participantes terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos utilizando a plataforma GNU Octave para realizar atividades práticas.

Planejamento e Rotinas de Estudos para o ENEM

Voltado para estudantes, este curso tem o propósito de conscientizar sobre os benefícios de uma postura ativa nos estudos, capacitar no desenvolvimento de objetivos claros e metas realizáveis, desenvolver competências de gestão do tempo e implementar rotinas de estudos eficientes. Além disso, serão fornecidas ferramentas que auxiliam na organização e gestão dos planos de estudo para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Estratégias metodológicas para o processo ensino-aprendizagem de estudantes surdos

Destinado aos docentes do IFMT, esse curso tem como foco orientar os educadores sobre estratégias metodológicas específicas para o processo de ensino-aprendizagem de estudantes surdos. Serão abordados métodos eficazes que visam garantir uma educação inclusiva e de qualidade.

Redação para o ENEM

Nesse curso, serão abordados aspectos gerais da prova de redação do ENEM, com ênfase no gênero discursivo dissertativo-argumentativo. Os participantes terão a oportunidade de aprimorar suas habilidades de escrita, bem como entender aspectos gramaticais relevantes para a produção de textos escritos de qualidade.

A plataforma MOOC do IFMT continuará lançando cursos regularmente com o objetivo de proporcionar oportunidades de aprendizado contínuo para servidores e alunos. Os cursos são elaborados por especialistas e oferecem materiais de estudo e atividades interativas.

Para acessar a plataforma e se inscrever nos cursos disponíveis, basta visitar o site oficial do IFMT MOOC em https://mooc.ifmt.edu.br/

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Rua João Bento, 735 - Bairro: Quilombo - CEP: 78043-425

E-mail: cread@ifmt.edu.br

Telefone: (65) 3616-4174 / 4172 / 4188

Cuiabá/MT