Cread trabalha na implementação do Ambiente Virtual de Aprendizagem Institucional (AVA) no campi do IFMT; seis campi já utilizam o AVA Instituição - Modle

Publicado por: Reitoria / 28 de Maio de 2021 às 09:10

O Centro de Referência em Educação a Distância(CREaD) vem trabalhando na implementação do Ambiente Virtual de Aprendizagem Institucional, no formato Moodle e no suporte aos Campi para utilização deste AVA como ambiente institucional para o ensino remoto.

Seis Campi já estão utilizando o AVA Institucional (Moodle) no ensino remoto, são eles: Cuiabá – Octayde Jorge da Silva, Primavera do Leste, Lucas do Rio Verde, Confresa, Várzea Grande e Rondonópolis. Outros estão em processo adiantado de implementação para utilização a partir do próximo semestre: Campo Novo do Parecis, Diamantino, São Vicente, Cáceres e Guarantã do Norte.

Já foram realizadas reuniões de apresentação do AVA para os gestores dos Campi Sorriso, Pontes e Lacerda, Sinop e Juína, que já solicitaram a implementação das suas salas virtuais e a capacitação dos servidores para utilização.

Todo esse trabalho de implementação das salas virtuais dos Campi e capacitação dos servidores para utilização do AVA, está sendo realizado pelo CREaD por meio da Comissão de administradores AVA nomeada pela Portaria Nº 565/2021 e dos demais servidores que irão atuar na capacitação que está sendo planejada para iniciar no mês de junho.

A direção do CREaD acredita que a disponibilização desse Ambiente Virtual de Aprendizagem Institucional (AVA Moodle) melhora muito a organização dos trabalhos desenvolvidos durante o Regime de Exercício Domiciliar (RED) por parte dos professores e permite o melhor acompanhamento pedagógico pelas equipes e ainda permite melhor comunicação entre professores, alunos e equipe pedagógica.

A diretora do CREaD, professora Larissa Mendes Medeiros Taques projeta os próximos passos dos ambientes institucionais para o ensino remoto: “Acreditamos que no próximo semestre todos os AVAs dos Campi que solicitarem e que prestarem as informações necessárias para implementação já estarão disponíveis para utilização da comunidade escolar.”

Seguem os links para os AVAs dos Campis que estão utilizando o ensino remoto:

Cuiabá – Octayde Jorge da Silva: https://ava.cba.ifmt.edu.br

Primavera do Leste, Várzea Grande, Lucas do Rio Verde, Confresa e Rondonópolis: https://online.ifmt.edu.br

Campo Novo do Parecis, Diamantino, São Vicente, Cáceres e Guarantã do Norte: Em construção