CREaD lança Curso FIC: Formação de professores para atuação em EaD

Publicado por: Reitoria / 21 de Março de 2022 às 16:10

O Centro de Referência em Educação a Distância (CREaD/IFMT), por meio do Programa FIC em EaD, lançou o Curso FIC: Formação de professores para atuação em EaD.
O curso tem por objetivo desenvolver a formação docente inicial para a atuação em disciplinas em Ambiente Virtuais de Aprendizagem em Educação a Distância ou semipresencial, com carga horária de 40h e 5 encontros online. O público-alvo são servidores técnicos administrativos e docentes do IFMT.

Ao final do curso, os participantes serão capazes de:
● Compreender os aspectos conceituais das modalidades de ensino presencial e não presencial, incluindo o ensino on-line, virtual e remoto emergencial.
● Desenvolver um Plano de Ensino para uma disciplina de um curso oferecido na modalidade a distância ou semipresencial;
● Especificar, construir e desenvolver atividades teóricas e práticas, avaliativas e não avaliativas, para o desenvolvimento de estratégias de ensino-aprendizagem utilizando o Ambiente Virtual de
Aprendizagem Moodle e também alguns recursos externos;
● Organizar orientações, recursos e atividades em uma sala virtual de uma disciplina no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle;
● Configurar o ajuste de notas de uma sala virtual de uma disciplina o Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle;
● Elaborar um Guia de Estudo do Estudante para uma disciplina.

Metodologia: O curso será desenvolvido utilizando estratégias e recursos de ensino-aprendizagem no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle e outros recursos externos ao ambiente que sejam necessários para o desenvolvimento das atividades. Semanalmente teremos encontros síncronos para debates e questionamentos acerca do material trabalhado na unidade e que ocorrerão às quartas-feiras das 16 às 17 horas nos dias: 30 de Março, 6, 13, 20 e 27 de Abril.

Critérios de certificação dos estudantes: O estudante deve ter cumprido o mínimo de 75% do curso e 6,0 pontos ou mais na média final das atividades para obter a certificação na formação.

São 40 vagas, sendo duas por campus e Reitoria. As inscrições vão até o dia 27 de março com início do curso em 30 de março.

Procure o NEaD do seu campus ou o CREaD para efetivar sua inscrição.

E-mail do CREaD para informações sobre inscrições da Reitoria: cread@ifmt.edu.br