8º WorkIF: com tecnologia e interatividade estudantes demonstram pesquisas e projetos

Publicado por: Campus São Vicente / 26 de Outubro de 2023 às 16:45

O 8º Workshop de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do IFMT (WorkIF) prossegue até esta sexta-feira (27/10), no Centro de Eventos do Pantanal, divulgando trabalhos de ensino, pesquisa, extensão e inovação à comunidade interna e externa, incentivando a participação dos servidores e estudantes em projetos geradores de conhecimento e aproximando o IFMT da sociedade.

O evento conta com stands nos quais cada campus apresenta os resultados das ações e projetos desenvolvidos por sua comunidade.

Um dos projetos expostos pelos estudantes de Tangará da Serra é o “Tour Interativo no Campus” que, conforme a aluna Livia Eidt da Silva, consiste em uma modelagem 3D de toda a estrutura do campus para possibilitar “que as pessoas possam visitar nosso campus através de realidade virtual, de uma forma que elas não precisam sair de casa”. Assim elas poderão ter acesso às salas, bibliotecas, auditórios e laboratórios virtualmente.

“Para isso, utilizamos o software livre Blender, que nos permite realizar uma modelagem 3D do ambiente, com texturas, luzes e iluminação. Temos uma introdução ao software, no primeiro ano do curso, na matéria de Introdução à Computação Gráfica (ICG), do curso de Manutenção e Suporte à Informática”, explica Livia.

Este projeto teve início este ano, e a previsão é o Tour Interativo esteja pronto até final de 2025.

No estande do campus São Vicente, dentre outros projetos estão sendo mostradas pesquisas de análise do mel e análise do leite, e pesquisa sobre desenvolvimento de variedades de café em Mato Grosso. Mas o que mais tem chamado a atenção dos visitantes no local é um drone gigante de pulverização agrícola.

O equipamento, conforme o professor Fernando Bispo Brandão, foi adquirido com recursos do projeto de Estação Experimental de Pesquisa, é de alta tecnologia e faz pulverização de pequenas áreas, com capacidade para 40 litros.

“Devido ao fato de se usar uma dose concentrada, pelo tamanho dele, diminuímos o risco de contaminação ambiental”, enfatiza.

“Além do uso na Estação Experimental, ele pode ser usado na disciplina de Tecnologia de Aplicação de Defensivos, do curso Bacharelado em Agronomia”, completou.

Já os representantes de Confresa, trouxeram para o WorkIF uma exposição sobre Dom Pedro Casaldáliga, uma pesquisa sobre solos e alguns projetos relacionados à Matemática. Como contou a professora Suellen Vieira, um dos projetos é “Arte em Matemática”, que consiste na confecção de jogos de matemática com materiais recicláveis. Outro relacionado a esta disciplina é a produção de objetos com o uso de impressora 3D com a ideia de facilitar o ensino e aprendizagem de geometria.

Confresa também mostra, através de vídeo, o projeto de apicultura que está sendo desenvolvido no campus. A aluna Poliana Pereira explica que eles estão com oito caixas de abelhas e já tem a expectativa de virar um projeto de extensão beneficiando pequenos produtores da região como nova fonte de renda.

O pessoal de Guarantã do Norte, em seu espaço, demonstra alguns experimentos como o gerador eletrostático de correia, permitem que o público faça visualização de micro-organismos em microscópio, mostram pesquisas sobre ração e exemplos de xiloteca. Uma xiloteca é necessária para conhecer o valor científico e econômico das madeiras existentes. Ao mesmo tempo, suas amostras servem como material de estudo para a xilotomia, propriedades físicas e mecânicas da madeira, durabilidade e conservação.

Sérgio Thompson/IFMT São Vicente
Meire Zanelato/IFMT Reitoria