Curso de Licenciatura em Química

• MODALIDADE: a Distância
  • NATUREZA DO CURSO: Curso de Graduação na Modalidade a Distância
  • UNIDADE OFERTANTE: UAB – Sede IFMT - Campus Cuiabá Bela Vista
  • CLIENTELA: Portadores de Diploma ou Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou Equivalente, selecionados por processo seletivo realizado pelo IFMT.
  • REGIME ACADÊMICO: Semestral com matrícula por crédito por disciplina na modalidade de educação a distância, com atividades presenciais. As atividades presenciais e a distância serão realizadas de forma indissociável.
  • CARGA HORÁRIA: 2.980 horas
  • DURAÇÃO DO CURSO: O curso terá a duração ideal de 06 (seis) semestres, com o tempo máximo de 10 (dez) semestres para conclusão.
  • ORGANIZAÇÃO: O curso terá organização semestral, sendo desenvolvido na modalidade de educação a distância (EAD) com momentos presenciais. O curso será constituído de 1940 horas de conteúdos curriculares de natureza científico-cultural; 440 horas de prática como componente curricular; 200 horas de atividades acadêmico-científico-culturais, vivenciadas a partir do 3º semestre; e 400 horas de estágio curricular supervisionado a partir do quarto semestre. A parte presencial do curso constará de práticas de laboratórios, atendimento aos alunos através de tutorias, seminários, videoconferências, participação em fóruns e atividades avaliativas.
  • VAGAS: 50 para cada polo presencial, sendo duas entradas anuais.
  • INGRESSO: em relação ao ingresso, matrícula, rematrícula e transferência atende-se à organização didática vigente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – IFMT.

» Objetivo do Curso

• O curso de Graduação Licenciatura em Química na Modalidade a Distânciatem como objetivo formar profissionais para o exercício do magistério em nível de ensino médio, capaz de pensar e agir adequadamente sobre os problemas de educação em Química, no contexto social.

» Perfil do Profissional Licenciado em Química

Esta proposta foi norteada pelas competências e habilidades inerentes a um professor na área de Química. Assim, espera-se que esta proposta pedagógica ora implantada pelo IFMT enfatize a formação de profissionais que:

• Tenham formação teórica ampla e consistente, que viabilize ações interdisciplinares e contextualizadas;
  • Tenham domínio das tecnologias de informação e comunicação;
  • Compreendam os processos de aprendizagem a fim de saber trabalhar com as diferenças individuais e necessidades especiais do discente;
  • Sejam pesquisadores dentro e fora da sala de aula, capazes de entender diferentes meios utilizados pelos alunos no processo de aprendizagem e as variáveis didáticas envolvidas em tal processo;
  • Sejam professores reflexivos em sua escola, sendo capazes de questionar estratégias de ensino, investigando novas alternativas para um melhor processo ensino-aprendizagem;
  • Estabeleçam diálogo entre conhecimentos da disciplina Química e outras áreas do conhecimento, articulando o processo de vivências que gerem aprendizagem e incrementem sua prática pedagógica;
  • Sejam capazes de desenvolver o trabalho educativo centrado em situações-problemas, discutido a partir de abordagem que promova integração de conhecimentos de Química com os diversos campos do saber;
  • Sejam capazes de buscar autonomia na produção e na divulgação do conhecimento;
  • Desenvolvam e gerenciem processo de capacitação constante, acompanhando os avanços científicos e tecnológicos, buscando formação permanente e continuada;
  • Comprometam-se com a ética profissional voltada à organização democrática da vida em sociedade;
  • Tenham iniciativas mediante situações inusitadas, sendo capazes de elaborar estratégias de resolução, enfrentando e/ou superação das mesmas;
  • Valorizem o trabalho coletivo através de ação crítica e cooperativa na construção do conhecimento;
  • Tenham facilidade de comunicar-se e de falar em público, liderar reuniões e lidar com situações de conflito;
  • Reconheçam a dimensão cultural, social e política da educação.

» Campus ao qual o curso está vinculado: Cuiabá/Bela Vista

» Acesso à Plataforma Moodle (Sala de Aula):

» Documentos: