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Curso de Especializacao em Ensino de Química

» Identificação do Curso

ÁREA DE CONHECIMENTO: Química

TÍTULO:
Especialista em Ensino de Química

MODALIDADE: a Distância

PÚBLICO ALVO E REQUISITOS: O curso destina-se preferencialmente aos portadores de diploma de curso de nível superior em química, em exercício da rede pública ou privada de ensino do Estado do Mato Grosso ou em busca de qualificação para exercê-lo. No entanto poderão participar candidatos com curso superior completo em áreas afins. Pretende-se melhorar a qualificação destes profissionais, desenvolvendo competências para um ensino interdisciplinar, inovador e contextualizado com a região.
Busca-se não apenas melhorar a formação teórica dos professores, mas também proporcionar o domínio nas novas tecnologias bem como aperfeiçoar a práxis do professor pesquisador. O contato diário e contínuo com a teoria da informação o professor-aluno agregará não só a tecnologia, mas à uma nova postura frente as metodologias de ensino. Com a mudança de postura pedagógica, o professor-aluno deixa de ser um mero recebedor de informações para se tornar um sujeito ativo no seu processo de construção do conhecimento, o que se refletirá na sua prática de sala de aula.

REGIME ACADÊMICO: Semestral

CARGA HORÁRIA: 300h

TEMPO DE INTEGRALIZAÇÃO:
Mínimo: 12 meses. Máximo: 24 meses

» Campus ao qual o curso está vinculado: Cuiabá - Bela Vista

SITE: https://blv.ifmt.edu.br

 » Acesso à Plataforma Moodle (Sala de Aula): https://pos.uab.ifmt.edu.br

 

ORGANIZAÇÃO:
I. Carga Horária do Núcleo Básico: 150h
II. Carga Horária do Núcleo Específico: 270h
III. Carga Horária para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC): 60h
CARGA HORÁRIA TOTAL: 480h

VAGAS: 30 vagas por polo
INGRESSO: Processo seletivo mediante edital próprio do IFMT.

 

» Objetivos do Curso

Geral: Qualificar professores para o desenvolvimento de estratégias didáticas inovadoras, contextualizadas e interdisciplinares no ensino de química.

Específicos:

I. Proporcionar a atualização e aprofundamento de conceitos disciplinares de química;
II. Desenvolver e aplicar práticas de química adequadas à realidade escolar;
III. Oportunizar a formação de professores para o uso adequado da tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) no ensino de química;
IV. Promover a reflexão dos professores sobre a prática no ensino de química;
V. Identificar, analisar e compreender as implicações da didática no ensino de química;
VI. Conhecer e compreender os fundamentos da aprendizagem na perspectiva formativa no ensino de química.

 » Perfil do Egresso

Ao final do curso a intenção é que os professores tenham adquirido características de pesquisadores de suas práticas, sendo capazes de construir conhecimentos didáticos através do processo de reflexão e assim promover mudanças para a melhoria do processo ensino-aprendizagem. Em adição, o egresso será capaz de desenvolver a prática pedagógica do ensino das diversas disciplinas na área de Química de forma mais eficiente e inovadora, empregando novas tecnologias, a experimentação e relacionando os conteúdos curriculares com o cotidiano e as particularidades da região onde está inserido.

 

 » Documentos:

 

Marcadores: uab-ifmt

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