Curso de Especializacao em Gestão Pública

» Identificação do Curso

TÍTULO: Especialização Lato Sensu em Gestão Pública

ÁREA DE CONHECIMENTO: Administração – Administração Pública – Código 60202009 – CAPES/CNPq

NATUREZA DO CURSO: Curso de Especialização na Modalidade a Distância

PROPONENTE (UNIDADE OFERTANTE): Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – IFMT - Campus Várzea Grande.

PÚBLICO-ALVO: O curso destina-se a portadores de diploma de curso superior que exercem atividades em órgãos públicos ou do terceiro setor ou que tenham aspirações ao exercício de função pública.

REGIME ACADÊMICO: regime de crédito com matrícula por módulo, na modalidade de educação a distância.

CARGA HORÁRIA: 510h

DURAÇÃO DO CURSO: O curso terá a duração mínima de 18 (dezoito) meses para integralização, podendo ser integralizado em até 3 anos.

VAGAS: 50 vagas por polo presencial.

INGRESSO: em relação ao ingresso, matrícula, rematrícula e transferência atende-se à organização didática vigente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – IFMT.

UNIDADE OFERTANTE: Campus Várzea Grande. Endereço: Av.Tiradentes, nº 1300. Bairro Petrópolis – CEP: 78144- 424. Várzea Grande - MT. Fone: (65) 3691-8000

SITE: https://vgd.ifmt.edu.br/

» Acesso à Plataforma Moodle (Sala de Aula): https://pos.uab.ifmt.edu.br

ORGANIZAÇÃO:

I. Carga Horária do Núcleo Básico: 240h
II. Carga Horária do Núcleo Específico: 210h
III. Carga Horária para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC): 60h

CARGA HORÁRIA TOTAL: 510h

» Objetivos do Curso

• Compreender os conceitos básicos e terminologias nas áreas funcionais chave de organizações do primeiro (Estado) e terceiro setores nas áreas: gestão, estratégia, operações, finanças públicas, recursos humanos e outras;
  • Demonstrar habilidade para diagnosticar, analisar e oferecer soluções para situações organizacionais complexas;
  • Desenvolver habilidades-chave (comunicação oral e escrita, trabalho em equipe, liderança) requeridas para uma carreira gerencial de sucesso;
  • Estar apto para fazer a integração das áreas funcionais do negócio para permitir tomadas de decisões acertadas para a organização como um todo.

» Perfil do Egresso

No campo organizacional e de seus recursos, espera-se que o Gestor seja capaz de promover o equilíbrio entre os objetivos organizacionais, suas disponibilidades e os interesses e necessidades dos servidores e sociedade em geral. Para tal, exige-se que o Gestor seja capaz de pensar novas formas de organização (tanto nos seus aspectos estruturais como nos funcionais), compatíveis com um ambiente em que a participação no processo decisório e a crescente responsabilidade das organizações com o desenvolvimento humano parecem constituir-se em condições essenciais para a obtenção de sucesso.
Na área de estudos governamentais, é imprescindível que o Gestor seja capaz de conhecer os processos de formação e desenvolvimento do Estado em sua inserção no processo mais amplo da formação social, bem como a lógica e os procedimentos das ações administrativas governamentais, seja na área financeira e orçamentária, seja no processo de formulação e avaliação de políticas públicas em geral, não apenas de modo a cuidar da “coisa pública” de modo eficiente, mas, também, responsável, permitindo, assim, a manutenção de relações harmônicas entre o setor público, de um lado, e o privado e a sociedade civil organizada, de outro, no âmbito das responsabilidades sociais do Estado.

» Documentos: