Curso de Licenciatura em Matemática

MODALIDADE: a Distância
NATUREZA DO CURSO: Curso de Graduação na Modalidade a Distância
UNIDADE OFERTANTE: UAB – Sede IFMT - Campus Cuiabá Bela Vista
CLIENTELA: Portadores de Diploma ou Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou Equivalente, selecionados por processo seletivo realizado pelo IFMT.
REGIME ACADÊMICO: Seriado Semestral
CARGA HORÁRIA: 3.500 horas
PERÍODOS: 04 anos - 08 semestres
TEMPO DE INTEGRALIZAÇÃO: Mínimo: 08 semestres / Máximo: 12 semestres

ORGANIZAÇÃO:
I. CONTEÚDOS CURRICULARES – CNCC* – Núcleo I e II 2.310 horas
II. CONTEÚDOS CURRICULARES – PCCC* – Núcleo II 465 horas
III. CONTEÚDOS CURRICULARES – AACC* – Núcleo III 200 horas
IV. DISCIPLINAS OPTATIVAS OBRIGATÓRIAS 120 horas
V. ESTÁGIO SUPERVISIONADO – ES* 405 horas
* Resolução CNE/CP nº 2, 01/07/2015. CARGA HORÁRIA TOTAL 3.500 horas
VAGAS: 50 vagas por polo de apoio presencial.
INGRESSO: em relação ao ingresso, matrícula, rematrícula e transferência atende-se à organização didática vigente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – IFMT.

» Objetivo do Curso

Formar profissionais para o exercício do magistério em nível de ensino fundamental, ensino médio e técnico para atender à demanda dos municípios parceiros e suas regiões, com capacidade, sensibilidade e habilidade de pensar, criar e atuar adequadamente sobre os problemas de educação na área das ciências exatas, matemática, no contexto socioeconômico e cultural brasileiro.

» Perfil do Egresso

O egresso do curso de Licenciatura em Matemática será um professor dinâmico, que demonstra domínio técnico e científico, bem como capacidade de expressão e senso crítico social que atuará principalmente em atividades de ensino, pesquisa e extensão, no campo da regência e/ou projetos do ensino básico, médio e superior; podendo também desenvolver atividades de mercado quando houver a necessidade de um profissional com domínio dos conteúdos específicos inerentes à formação de um Matemático.
O licenciado em Matemática deve ter o domínio do conhecimento específico e não trivial da matemática em suas subáreas, bem como uma formação pedagógica dirigida ao fazer pedagógico, consciência da abrangência do papel social da
Matemática na sociedade e de seu papel como agente multiplicador dos conhecimentos matemáticos construído ao longo das eras, bem como ter uma visão histórica e crítica da matemática e da educação, sendo capaz de relacionar os
conhecimentos matemáticos com suas aplicações nos vários campos das atividades cotidianas e em suas aplicações tecnológicas.
O professor deve possuir familiaridade com as teorias do conhecimento e do desenvolvimento da aprendizagem, bem como ser reflexivo em relação a metodologias e materiais pedagógicos diversificados, de modo a poder decidir, diante de cada conteúdo específico e cada classe particular de alunos, qual o melhor conteúdo conceitual, o melhor procedimento pedagógico para favorecer a aprendizagem significativa da Matemática e a melhor estratégia que proporcionará caminhos diferenciados e atrativos que conduzam aos objetivos de sua atuação de forma paulatina e continuada, a saber: a aprendizagem de seus alunos.
Deve dominar a forma lógica, característica do pensamento matemático e, conseguir compreender as potencialidades pedagógicas de raciocínio em cada faixa etária; assim ser capaz de, por um lado, favorecer o desenvolvimento de raciocínio de seus alunos e, por outro lado, não extrapolar as exigências de rigor a ponto de gerar insegurança nos discentes em relação à Matemática e assim favorecer o senso comum de que a matemática é difícil, abstrata e não tem aplicações práticas.
Esta proposta foi norteada pelas competências e habilidades inerentes a um professor na área de Matemática.
Assim sendo, espera-se a formação de profissionais que:
• Sejam prático(s)/reflexivo(s): aptos a agirem na urgência e a decidirem na incerteza.
• Tenham formação teórica ampla e consistente, que viabilize ações interdisciplinares e contextualizadas;
• Tenham domínio das tecnologias de informação e comunicação;
• Compreendam os processos de aprendizagem a fim de saber trabalhar com as diferenças individuais e necessidades especiais dos discentes;
• Sejam pesquisadores dentro e fora da sala de aula, capazes de entender diferentes meios utilizados pelos discentes no processo de aprendizagem e as variáveis didáticas envolvidas em tal processo;
• Sejam professores reflexivos em sua escola, sendo capazes de questionar estratégias de ensino, investigando novas alternativas para um melhor desempenho no processo ensino-aprendizagem;
• Estabeleçam diálogo entre conhecimentos da disciplina Matemática e outras áreas do conhecimento, articulando processos de vivências que gerem aprendizagem e incrementem sua prática pedagógica;
• Sejam capazes de desenvolver o trabalho educativo centrado em situaçõesproblemas, discutido a partir de abordagem que promova integração de conhecimentos de Matemática com os diversos campos do saber;
• Sejam capazes de buscar autonomia na produção e na divulgação do conhecimento;
• Desenvolvam e gerenciem processos de capacitação constante, acompanhando os avanços científicos e tecnológicos, buscando de forma permanente a formação continuada;
• Comprometam-se com uma ética profissional voltada à organização democrática da vida em sociedade;
• Tenham iniciativas mediante situações inusitadas, sendo capazes de elaborar estratégias de resolução, enfrentamento e/ou superação das mesmas;
• Valorizem o trabalho coletivo através de ação crítica e cooperativa na construção do conhecimento;
• Tenham facilidade de se comunicar e de falar em público, liderar reuniões e lidar com situações de conflito;
• Reconheçam a dimensão cultural, social e política da educação;

» Campus ao qual o curso está vinculado: Cuiabá/Bela Vista

» Acesso à Plataforma Moodle (Sala de Aula):

» Documentos: