UAB/IFMT participa da 3ª Reunião do Fórum de Coordenadores da UAB e do 2º Simpósio Internacional de Inovação em Educação Superior

Publicado por: Reitoria / 17 de Setembro de 2019 às 15:44

A 3ª Reunião Extraordinária do Fórum de Coordenadores da Universidade Aberta do Brasil, realizada em Florianópolis (SC), no dias 10 e 11 de setembro, contou com a participação de duas servidoras do IFMT. A coordenadora geral da UAB, Andréia Aparecida de Oliveira Cambraia e a coordenadora adjunta Liana Deise da Silva tiveram acesso aos resultados da reunião da Presidência do Fórum com a DED/CAPES, às repercussões da Audiência Pública com a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizada em julho passado e aos encaminhamentos para as novas articulações políticas necessárias.

Também foram debatidos o atual contexto da EaD no Brasil e os rumos do Programa UAB frente ao cenário de cortes orçamentários pelo Governo Federal. Após os debates foi produzida uma carta, lida pela Comissão de Educação, em Audiência Pública na Câmara dos Deputados, no último dia 11. O documento destacou a importância e abrangência do programa, o compromisso social das instituições públicas de ensino superior, além de solicitar a continuidade do fomento de forma a garantir que a qualidade dos cursos da UAB ofertados e aprovados possa ser mantida. Por fim, foi lançado o site do ForUAB.

Após a reunião, aconteceu o 2º Simpósio Internacional de Inovação em Educação Superior - Convergências: Ensino, Pesquisa e Extensão para uma Formação Inclusiva, no período de 11 a 13 de setembro.

O SIEES trouxe como temática central o conceito de convergências, emoldurando o Ensino, a Pesquisa e a Extensão para uma Formação Inclusiva. Recentemente, esse termo “Convergência” adquiriu nova concepção e, paulatinamente, foi assumindo papel em áreas ligadas ao uso da Internet e das tecnologias digitais de informação e comunicação. No evento, o termo ganhou destaque com novos recursos, ideias e experiências para transcender o conceito e ressignificá-lo para um único meio: a Educação Superior.

Assim, o desafio da temática consistiu em demonstrar as potencialidades do ensino superior ao inovar e criar experiências educacionais significativas para a sociedade, por meio de atividades de ensino, pesquisa e extensão, em torno de suas próprias estratégias curriculares, pedagógicas e didáticas. Profissionais, pesquisadores e acadêmicos buscaram debater a cultura da convergência no ensino superior.

O simpósio também buscou promover, incentivar, divulgar e proporcionar discussões sobre a Educação a Distância e contribuir para o desenvolvimento político, científico e tecnológico da Educação no Brasil. Após a reunião extraordinária do ForUAB as coordenadoras UAB do IFMT participaram das discussões do Simpósio, o que irá contribuir para o desenvolvimento dos trabalhos da educação a distância no IFMT.

A partir das temáticas discutidas o Departamento de Educação a Distância do IFMT promoverá encontros com as coordenações dos cursos e de Polos para fomentar discussões que possibilitem o aperfeiçoamento das práticas pedagógicas desenvolvidas.