Coordenadoras da UAB/IFMT visitam polo de Colíder para conhecer realidade local e fortalecer educação a distância no município

Publicado por: Reitoria / 3 de Julho de 2019 às 09:07

O polo de Colíder da Universidade Aberta do Brasil (UAB) recebeu a visita da coordenadora geral da UAB/IFMT (Instituto Federal de Mato Grosso), Andreia Aparecida de Oliveira Cambraia, e da coordenadora adjunta, Liana Deise da Silva. Elas vieram conhecer a estrutura local da instituição, que é mantida com recursos da Prefeitura de Colíder.
“A gente veio conversar com as pessoas que atuam na UAB local, conhecer as dificuldades, a sugestão dos estudantes, quais são as demandas, para que possamos contribuir para tentar sanar as dificuldades do polo. E estar presente nos nossos polos e dialogar com as pessoas faz muita diferença”, avalia Andreia Cambraia.
Liana Deise da Silva diz que esse contato é importante porque ampliar a interação com as bases da UAB nos municípios. “Isso faz com que a gente possa ter um novo olhar e procurar trabalhar de uma forma diferenciada para contribuir com o município. E esse apoio da Prefeitura de Colíder é fundamental, porque é ela que fornece a infraestrutura para que os alunos tenham acesso à educação a distância”.
A coordenadora do polo de Colíder da UAB, Vilma Barbosa de Oliveira, comenta que o interesse da UAB/IFMT fortalece o trabalho realizado pela universidade no município. “A gente se sente valorizada. Isso mostra que o comprometimento com o município é muito sólido. Conseguimos mostrar a necessidade da formação e do empenho que os profissionais têm, junto com a prefeitura, para fazer essas capacitações”.
Atualmente, a UAB Colíder está concluindo o curso de Libras e, em breve, duas turmas iniciam os cursos de especialização à distância em Gestão Pública e Libras e Educação Inclusiva. “E nós temos ainda o curso de Matemática, que vem dando resultado, e concluímos o curso de Gestão Pública, que formou 58 pessoas. Isso é muito positivo para o município’, enaltece Vilma Oliveira.
SISTEMA UAB
O Sistema UAB foi instituído pelo Decreto 5.800, de 8 de junho de 2006, para o desenvolvimento da modalidade de educação a distância, com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no País.
Fomenta a modalidade de educação a distância nas instituições públicas de ensino superior, bem como apoia pesquisas em metodologias inovadoras de ensino superior respaldadas em tecnologias de informação e comunicação.
Além disso, incentiva a colaboração entre o governo federal, estados e municípios e estimula a criação de centros de formação permanentes por meio dos polos de apoio presencial em localidades estratégicas.

Redação: Sérgio Ober

FONTE: Portal da Prefeitura de Colíder

LINK ORIGINAL: https://www.colider.mt.gov.br/Imprensa/Noticias/Coordenadoras-da-uabifmt-visitam-polo-de-colider-para-conhecer-realidade-local-e-fortalecer-educacao-a-distancia-no-municipio-3709/

Marcadores: dead uab_1 colider