Abertas inscrições para oficinas e minicursos da JENPEX 2018

Publicado por: Reitoria / 2 de Maio de 2018 às 15:04

Evento será realizado dias 02, 03 e 04 de maio no IFMT Várzea Grande e as inscrições podem ser feitas pelo site do evento https://www.even3.com.br/IIIJornadaCientificaVGD

O Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT Campus Várzea Grande realiza, de 02 a 04 de maio de 2018, a III Jornada Científica de Pesquisa e Extensão - JENPEX 2018. A programação conta com palestras, mesas redondas, oficinas e minicursos sobre vários temas. A abertura oficial do evento será realizada às 18:30, no pátio do campus Várzea Grande.

A palestra de abertura, que será realizada dia 02 de maio, às 17:30 horas, terá a temática Indígena: A Reocupação do Norte de Mato Grosso no Século XX: Das linhas telegráficas à colonização, com o Prof. Julio Cesar dos Santos, diretor do campus Alta Floresta. Outra palestra do dia 02 será sobre Gestão Pública: dimensões e perspectivas no Brasil atual, com Jean Marcel Caum Camoleze, a partir das 19:30.

Para Fernanda Caldeira, Coordenadora de Pesquisa e Extensão do campus, "a JENPEX é o momento mais importante do calendário acadêmico para a socialização das experiências vividas pelos nossos alunos e colaboradores ao longo do ano anterior".

A programação conta, ainda, com apresentações culturais de música, teatro, cinema e dança indígena Rikbaktsa, palestra sobre Bioconstrução, Marketing Pessoal e Postura Profissional (voltado para alunas dos projetos Teresa de Benguela) e Fórum das Especializações (voltado aos alunos dos cursos de Especialização EaD/UAB).

"Através das Expedições Seculares, proporcionamos experiências únicas na vida de seus participantes, porém não podemos realizar tal atividade para todos, por isso, trazer a cultura visitada para o Campus proporciona que mais servidores e alunos conheçam e vivenciem essa cultura; a etnia Rikbaktsa é uma das etnias mais representativas em nosso estado, por isso, conhecer essa cultura e trazê-la até nosso Campus é um marco cultural e artístico para o IFMT", explicou Fernanda Caldeira, que também é coordenadora do evento.

Segundo o Diretor Geral Substituto, João Bosco Beraldo, "a III Jornada vem para consolidar o evento no nosso campus e divulgar as ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas aqui e em todo Mato Grosso, uma vez que o I Fórum das Especializações será disponibilizado para todos os polos da UAB no estado".

Segundo Larissa M. Medeiros, Coordenadora de EaD, "a III Jornada Científica do Campus Várzea Grande é um momento importante de discussões e construção do conhecimento para os alunos de todos os níveis e modalidades de ensino, através das apresentações de trabalhos científicos, minicursos e palestras. Pensando nos quase 2000 mil alunos matriculados nos cursos de especializações lato sensu em Libras e Educação Inclusiva, Educação Profissional Proeja e Gestão Pública, foi organizado o Fórum das Especializações, com palestras temáticas nas áreas específicas que irão complementar o conhecimento dos alunos". As palestras serão gravadas e disponibilizadas a todos os alunos das especializações que não puderem participar presencialmente do evento.

Sobre o evento

O evento é um espaço que promove a divulgação da produção técnico-científica da comunidade acadêmica e tem o objetivo de estimular a participação ativa dos estudantes em projetos de pesquisa, desenvolvendo o pensamento crítico-reflexivo.

A Jornada Científica tem seus temas relacionados ao Projeto de Ensino Expedições Seculares, que tem o objetivo de proporcionar a prática da interdisciplinaridade aos estudantes do nível médio. Além disso, palestras e mesas-redondas também se voltarão ao tema. A programação inclui atividades direcionadas também para o público do Ensino Superior. Ótima oportunidade para publicação e apresentação de trabalhos, projetos e estudos.

Leia mais: Expedições Seculares possibilitou a estudantes comemorarem o Dia do Índio em troca cultural com a tribo Barranco Vermelho, em Brasnorte

O quê: III Jornada Científica de Pesquisa e Extensão - JENPEX 2018
Quando: 02 a 04 de maio de 2018