CREaD: Encerra dia 31/08 as inscrições para o recebimentos de propostas para criação de cursos Abertos Massivos Online (MOOC)

Publicado por: Reitoria / 27 de Agosto de 2021 às 08:00

O Centro de Referência em Educação a Distância (CREaD/IFMT) informa que encerra na terça-feira (31/08), as inscrições para o recebimento de propostas de projetos de ensino para cursos na modalidade de Cursos Abertos Massivos Online (MOOC), edital nº 85/2021.

O objetivo deste edital é a criação de cursos Abertos Massivos Online (MOOC) para a plataforma IFMT MOOC, a serem ofertados para a comunidade interna do IFMT. Os cursos Abertos Massivos Online (MOOC) serão oferecidos na Plataforma Moodle Institucional de forma autoinstrucional, ou seja, sem tutoria e mediação do professor.

Os cursos MOOC (em inglês, massive open online course - curso aberto e online para uma grande quantidade de pessoas) são cursos com inscrição livre estruturados para a participação ativa de grande número de alunos e destinados a quem queira aprimorar seus conhecimentos sobre um tema específico ou aprender algo novo.

Cada proponente poderá submeter apenas 1 (uma) proposta a este edital. Serão selecionadas até 05 (cinco) propostas de cursos na modalidade MOOC, cujos candidatos/as das propostas aprovadas receberão um Certificado de professor/a conteudista do referido curso, emitido pelo IFMT, quando o curso for concluído e tiver a sua oferta iniciada.

Os candidatos cujas propostas forem aprovadas deverão autorizar, sem qualquer restrição, o licenciamento aberto do produto pelo IFMT, por meio da Licença Creative Commons. Devidamente licenciado, o material será disponibilizado em repositório institucional aberto da instituição, ou ainda em outro a ser indicado pelo IFMT.

Além do auxílio financeiro ao coordenador das propostas selecionadas para execução, toda a produção gerada pelo curso será certificada pelo IFMT, bem como registrada no sistema ISBN, como também, todas as produções (e-book, videoaulas, ambiente virtual, entre outras) poderão ser incluídas pelo proponente no seu Currículo Lattes, nas abas:

Produção bibliográfica em Livros publicados;
Produção técnica como Demais produções técnicas;
Educação e Popularização de C&T como Curso de curta duração ministrado;
Educação e Popularização de C&T como Desenvolvimento de material didático ou instrucional.
As propostas de curso deverão estar de acordo com as áreas temáticas abaixo:

a) Tecnologias educacionais;

b) Acessibilidade e inclusão na educação;

c) Conteúdos preparatórios para o Enem;

O prazo para a submissão das propostas é até 31 de agosto de 2021. As propostas devem ser feitas, exclusivamente, pelo SUAP – Módulo Extensão, disponível em: https://suap.ifmt.edu.br.

Para mais informações, acesse a página do edital e seus anexos I e II: https://ead.ifmt.edu.br/conteudo/pagina/edital-n-852021-registro-de-cursos-abertos-line-e-massivos-mooc/